sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Reprodução Rã-de-focinho-pontiagudo (Discoglossos galganoi)



Como acontece na generalidade dos anfíbios os machos chegam sempre primeiro às massas de água onde se reproduzem, no caso da Rã-de-focinho-pontiagudo chegam a juntar-se dezenas de machos em pequenas charcas temporárias onde as fêmeas costumam desovar. Quando uma fêmea chega à charca não há lei nem ordem, é um autêntico frenesim com todos os machos a tentarem colocar-se na melhor posição para fecundar os ovos que estão a ser depositados, felizmente para as fêmeas esta confusão dura apenas alguns segundos podendo depois seguirem as suas vidas sem qualquer tipo de cuidados maternais para com a sua prole.
Na fotografia em baixo pode ver-se a fêmea ao centro de "pernas para o ar", e as pequenas bolas pretas junto à cloaca são os ovos que os machos tentam fecundar!





5 comentários:

ASHEGA disse...

Ola Vasco, impresionante foto!!

Jorge Sousa disse...

Olá Vasco, quero dar-lhe os parabéns pelo excelente blog que apresenta. Não é fácil encontrar locais de informação técnica e detalhada sobre os nossos répteis e anfibios. Vou ficar atento. Cumprimentos, Jorge Sousa www.ibernatur.blogspot.com

Jael Palhas disse...

Olá Vasco,
Esta era uma das espécies que eu procurava nas minhas saídas nas Dunas de Mira, mas parece que desde 2005 as observações tem começado a ser raras e nunca consegui assistir a um espectáculo destes... nem ouvi-los... apenas ouvi as gravações do guia sonoro, feitas em aquário. No campo é bem audível?
Abraço
Jael

Vasco Flores Cruz disse...

Olá Jael,
nunca os ouvi cantar, nem estes nem os corredores, já tive oportunidade de os ver em reprodução várias vezes mas nem um pio!!
Abraço
Vasco

Jael Palhas disse...

POis.... eu estes nunca os consegui ouvir, não sei se por nõ serem bem audíveis, se por nunca os ter encontrado em reprodução... os corredores, já os ouvi algumas vezes. No ano passado tive a sorte de assistir a um pico de reprodução.. centenas numa charca a cantar!! LINDO! dia 17 de abril do ano passado, numa noite quente e chuvosa, logo depois de grandes chuvadas!