segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra)



As salamandras de pintas amarelas são ovovivíparas, ou seja os ovos desenvolvem-se e eclodem dentro da salamandra e aquando da postura nascem já as pequenas larvas. Por esta razão no período que precede o nascimento das larvas as fêmeas ficam muito inchadas com um aspecto cómico!




Estas salamandras têm comparativamente com os outros anfíbios poucos descendentes, mas como os ovos ficam protegidos dos predadores dentro da "barriga" da mãe, a sua taxa de sucesso é muito maior. Em algumas regiões de Espanha existem salamandras que depositam juvenis já metamorfoseados, evitando assim o perigoso período larvar!!

9 comentários:

Maria Cristina Amorim disse...

Bem bonita esta menina ás pintas.
Bom 2009 para ti.
beijos.

frikosal disse...

(Disculpa que no hable portugués)

Solamente puedo ver la primera foto, que me parece muy buena. ¿Como la hiciste? Parece que una parte del objetivo está dentro del agua ¿Es así?

¿En que mes del año es la puesta?

Mauricio Pacheco Suárez disse...

Sorprendente! por aqui no tenemos de estas, asi que me encanta verlas. Y las fotos, muy buenas, especialmente la primera.

Espero que no te moleste si incluyó un link a tu blog desde el mio: biodiversidadpendientes.blogspot.com

Bilma disse...

Bom trabalho, continuação.
BILMA

Modesto Viegas disse...

Gosto particularmente da primeira foto. obrigado pela partilha de conhecimentos!
Abraço

Francisco Calado disse...

Gosto muito da primeira imagem, por aquilo que tenho visto das tuas imagens acho que tens evoluído bastante a nível fotográfico (não ficar só pelo registo de imagem) esta claro é a minha modesta opinião.
E como diz o meu amigo Modesto "obrigado pela partilha de conhecimentos"

Abraço

F. Calado

Anónimo disse...

É espantoso o seu trabalho.
Obrigada pela partilha.

Anónimo disse...

onde eu posso comprar uma salamandra e qual mais ou menos é o preço gostaia que e respondese com urgencia

Lemuel Silva disse...

Vi a minha primeira salamandra de pintas amarelas no ano de 1996, na florestas do Mezio, Parque Nacional da Peneda-Gerês. Tal como a salamandra do tópico encontrava-se dentro de água, num curso de água lenta. Uma vez que estas salamandras só se deslocam à água para depositar as suas larvas, calculo que estivesse a fazer precisamente isso. Mas há um facto interessante. Lembro perfeitamente que deparei-me com esta cena dia 24de Junho, portanto, estavamos no verão. Isto não soa estranho? Estas salamandras supostamente so vão à água para se reproduzir e não é uma altura reconhecida como época reprodutiva desta espécie....fica para todos pensarem :)