quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Bom exemplo - Hemorrhois hippocrepis

Fotografia de uma cobra de ferradura tirada por Sérgio Araújo em Lisboa (Estoril).
Decidi transcrever (com a devida autorização) uns email's que troquei com o Sérgio Araújo, uma pessoa que me contactou para esclarecer uma dúvida. Penso que são um bom exemplo da atitude que as pessoas deveriam ter com estes animais.


"Bom dia!

Gostei muito do seu site e venho assim ver se me pode ajudar a identificar uma cobra que encontrei escondida num velho muro que estava a demolir na zona do Estoril.

Envio fotos em anexo. Quero solta-la mas antes de mais satisfazer a minha curiosidade. Tem 105cm.

Obrigado pela atenção,

Sérgio"



"Olá Sérgio, é uma cobra de ferradura adulta, podem atingir 150cm mas é raro vê-las tão grandes. Chama-se assim porque têm uma pequena "ferradura" na cabeça, e têm a particularidade de ser a única cobra europeia com duas linhas de escamas entre o olho e a boca o que facilita ao identifica-la.
Esta está prestes a mudar de pele, pois têm as escamas dos olhos baças, portanto têm a visão um pouco turva! É importante que a soltes, de qualquer forma morreria se ficasse em cativeiro, com esta idade penso que jamais se adaptaria.
Quando a soltares tenta fazê-lo antes do meio-dia, para que ela tenha tempo de encontrar um sítio adequado, e num local onde penses que se vai dar bem e próximo de onde a encontraste.
Abraço,
Vasco"



"Olá Vasco! Conforme sugeriste soltei-a num grande terreno perto da zona onde a encontrei (perto de um pinhal e campo) pelas 11H. Espero que ela continue a desenvolver-se e tenha sucesso nas suas caçadas.

Mais uma vez obrigado pela ajuda e continuação de bons trabalhos.

Sérgio"


Idealmente a cobra deveria ter sido libertada no momento em que foi encontrada, é que a noite que passou em cativeiro não deve ter sido nada agradável, mas a maior parte das pessoas tê-la-ia matado!! Obrigado Sérgio!!

1 comentário:

Lemuel Silva disse...

Gostei muito deste post, mesmo muito. É muito bom ver que ainda há pessoas que reagem com benevolência em relação a estes animais. Obrigado Vasco por teres partilhado esta história tão curiosa connosco. E mais uma vez obrigado também a si Sérgio! O que fez, a sua atitude foi realmente exemplar. Como era bom que toda a gente reagisse da mesma maneira. Toca a lutar para mudar mentalidades! :D