segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O que tu podes fazer... (Rampas em tanques)


Algumas espécies de anfíbios como a Salamandra-de-pintas-amarelas encontram nos tanques e poços uma armadilha mortal. Estes animais durante a época de reprodução deslocam-se a estas construções para depositar os seus ovos ou as suas larvas. Mas quando o nível da água está baixo é frequente os adultos não conseguirem sair acabando por morrer. Uma das coisas que tu podes fazer para ajudar a conservar os anfíbios que morem perto de ti é colocar rampas nos tanques de forma a que possam sair depois de se reproduzirem! Com uma tábua e uma ou duas pedras podes fazer uma rampa e ajudar a proteger estes animais!

3 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Acabei de construir com tela um lago artificial. Tentei dar-lhe um acabamento o mais natural possível, revestindo-o com areia, seixos e calhaus rolados. Ajardinei-o com nenúfares e plantas de zonas pantanosas (tábuas, iris, caniços, ...). Espero atrair todo o género de anfíbios - rãs, relas, sapos, tritões e salamandras.
Cumprimentos.

Isabel hermosell Corrales disse...

¡Muy buena idea!

Anónimo disse...

A minha tese de mestrado, e uma parte do trabalho de campo que continuo a fazer, está, em parte, relacionado com esta temática "Efeito de Armadilha das Passagens em Grelha Sobre os Anfíbios". Alcides Silva alcidesmcsilva@gmail.com