terça-feira, 29 de julho de 2008

Chalcides striatus

Fotografia de uma cobra de pernas tridáctila tirada na Trofa (S. Tiago).
A cobra de pernas tridáctila é na verdade um lagarto também conhecido por Fura-pastos! Estes lagartos têm patas minúsculas que utilizam sobretudo para "empurrar" a erva para trás quando se deslocam entre a vegeteção rasteira, sendo que a sua forma de locomoção é serpentear como as cobras. Outra característica que nos ajuda a diferencia-los das cobras são os ouvidos com umas cavidades muito pronunciadas, pois estas não têm ouvidos! Como todos os lagartos que existem em Portugal estes são totalmente inofensivos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora, estava devidamente estatelado ao sol numa praia ligeiramente a Norte de Vila Nova de Mil Fontes eís se quando: Em plena maré vaza dei com uma destas entre as poças de água salgada.
Ainda assim, olhei-a e voltei a olha-la mas este "louco" animal é de facto só mais um veraneante como eu.
Vai à praia. Toma banho e deve brincar com os cabozes. E tem quatro patas!
E toda esta história aconteceu hoje! E como diz aqui o Blog dos bichos era um juvenil, pois era ligeiramente maior que o meu isqueiro azul. E Claro o isqueiro era dos grandes e da BIC.
Ainda ou será a? Troxe para a reia seca para o fotografar e filmar o que aconteceu. Viva os Télélé!Viva!
E o primeiro comportamento deste louco foi desaparcer na areia. Olha que coisa? Ainda pensei que tivesse visto o nosso primeiro ministro mas olhei e voltei a olhar e nada. É a vida!