sábado, 14 de junho de 2008

Milho híbrido


Fotografias do cultivo de milho híbrido tiradas na Trofa (S. Martinho e Covelas).
No Norte do país o milho transgénico está ainda pouco difundido, sendo que a maior parte dos campos de milho que existem são de milho híbrido.
O milho híbrido é o resultado do cruzamento de diferentes plantas de milho com características previamente seleccionadas.
Este tipo de milho, é cultivado para a produção de silagem, para alimentação de animais, e é feito através de técnicas muito pouco amigas do ambiente.
As variedades de milho híbrido mais comuns plantadas no norte do país são resistentes a herbicidas, e portanto os campos são impregnados de herbicida de modo a que não cresça praticamente mais nenhuma planta senão as de milho!
Existem duas maneiras de pulverizar o herbicida, ou directamente na terra quando se semeia o milho, ou, quando as ervas daninhas se começam a desenvolver. No primeiro caso as ervas daninhas praticamente não chegam a crescer, no segundo caso, são queimadas juntamente com os insectos que nelas moram. O grande problema é que grande parte dos herbicidas acabam em lençóis freáticos, ribeiros, rios e mar, e mais cedo ou mais tarde na tua mesa!! Os anfíbios são muito afectados com este tipo de poluição, pois reproduzem-se e passam a sua fase larvar em meio aquático!

Sem comentários: