sexta-feira, 21 de maio de 2010

Acanthodactylus erythrurus


Fotografias de uma fêmea de Lagartixa-de-dedos-denteados tirada no Parque Natural de Arribes del Duero, em Pinilla de Fermoselle, Zamora, Espanha.
A Lagartixa-de-dedos-denteados é o único representante ibérico de um género de lagartixas que habitam regiões desérticas ou semi-desérticas, por isso é natural que se encontrem nas zonas de clima mais mediterrânico e de preferência com pouco coberto vegetal rasteiro. Elas preferem zonas de campo aberto onde possam utilizar um dos seus principais mecanismos de defesa, a fuga! Elas são rapidíssimas e ao contrários da maior parte dos outros lagartos que fogem até um esconderijo próximo, estas lagartixas são capazes de longas correrias até as perdermos de vista!
Esta Lagartixa da fotografia é uma fêmea adulta no entanto têm a cauda alaranjada como é característico dos juvenis, esta coloração é um aviso para os machos! Ela quer com isto dizer que já está grávida e que portanto não está receptiva para o acasalamento! Por assim dizer : Ide chatear outra!!


2 comentários:

trepadeira disse...

Olá.

Fabulosas.

Este nunca vi por aqui.

Um abraço,

mário

Inés G. de Castro disse...

tenho curiosidade por ver máis fotos desse fim de semana...son realmente moi boas.

(perdón polo «portuñol»... :P)