quarta-feira, 29 de junho de 2011

LIFE Trachemys


A Conselleria de medio Ambiente, Agua, Urbanismo y Vivienda - Generalitat Valenciana em parceria com o Cibio-UP, com a VAERSA, com a Aldeia - RIAS e com o Parque Biologico de Gaia, estão a desenvolver um projecto de controlo e erradicação de cágados exóticos e conservação do Cágado-de-carapaça-estriada chamado LIFE-Trachemys. O projecto tem este nome porque é financiado pelo programa LIFE+ (um instrumento financeiro para a conservação e protecção da natureza da União Europeia) e visa erradicar a populações selvagens do Cágado-da-florida (Trachemys scripta elegans).


>Grosso modo o projecto consiste na colocação de armadilhas nos charcos onde a presença do Cágado-da-florida esteja confirmada com especial enfoque nas áreas onde esta espécie se consegue reproduzir. Os cágados capturados que sejam de uma das nossas espécies autóctones serão marcados , recolhem-se alguns dados e são de novo libertados, os que sejam exóticos são retirados do ambiente onde foram introduzidos e transportados para instalações em cativeiro. Algumas das fêmeas de Cágado-de-carapaça-estriada que estejam grávidas vão ficar também cativas em instalações criadas no RIAS em Olhão até que façam as posturas. Os jovens cágados que nascerem destas posturas serão posteriormente libertados ajudando a reestabelecer as populações desta espécie ameaçada.




Com esta medida ficam protegidos durante a fase em que são mais vulneráveis aumentando assim a probabilidade de atingirem o estado adulto e contribuírem para a perpetuação desta espécie.

2 comentários:

ASHEGA disse...

Ola Vasco, ja capturaron femias gravidas? aqui pouco movemento.

Vasco Flores Cruz disse...

Sim e até já fizeram algumas posturas, mas ainda não nasceu nenhum juvenil! No Algarve o calor chega bem mais cedo! Saludos! Vasco