quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Chamaeleo chamaeleon



Fotografia de um Camaleão tirada em Vila Real de Santo António (Monte Gordo).
A forma como os Camaleões colonizaram a Península Ibérica permanece ainda um mistério! Em Malaga (Espanha) foram descobertos fosseis holocénicos de Camaleão o que levou a que se acreditasse que a colonização seria natural. Mas recentemente estudos genéticos mostraram que existem duas origens para as populações ibéricas, ambas em Marrocos mas uma na costa atlântica e outra na mediterrânica. Os que existem em Portugal e na costa atlântica Espanhola, têm origem em populações da costa atlântica Marroquina, e embora não se saiba se a colonização foi natural ou maquetada pelo Homem, sabe-se que foi bem mais recente do que a colonização efectuada pelas populações mediterrânicas ibéricas. Permanece o mistério!!

3 comentários:

Isabel hermosell Corrales disse...

Un animal realmente bello!

Lemuel Silva disse...

Entre as minhas memórias mais antigas, penso ter uma de um encontro com um camaleão, também em Monte Gordo, há quase 20 anos atrás. É uma memória muito ténue já, estando a imagem do animal praticamente perdida ou adulterada. Mas lembro-me perfeitamente da surpresa do meu pai quando o encontrou e de chamar-me para o seu lado, para ver um "bicho" diferente e raro, um camaleão que tinha encontrado :)

Pericles Pinto disse...

Vi um camaleão há uns anos, num aquapark perto de Portimão.

Este ano, no Verão, vi um numa palmeira na Praia da Rocha.

Sou muito atento ao que me rodeia e por isso acho que, actualmente é preciso muita sorte para ver um bicharoco destes no seu habitat natural - no que se refere ao Algarve.