segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Mini-entrevista a João Cosme - Fotografo de Natureza

A&R de Portugal - Os anfíbios e répteis são um tema recorrente no seu trabalho, assim como a água ou as árvores, o que o atrai nesta temática? Considera a diversidade da herpetofauna ibérica, uma mais valia para um fotógrafo de natureza português?

João Cosme
- Desde sempre, os anfíbios e répteis sempre foram animais que me cativaram. No inicio o meu interesse relacionava-se apenas com a ornitologia, mas felizmente passou também para a herpetologia. Para um fotografo de natureza e vida selvagem, toda a biodiversidade deve ser do seu interesse, pois, no meu caso, a divulgação através da imagem para o grande público deve ser o grande objectivo. Infelizmente estes seres vivos, desde sempre foram alvo de perseguições e por este motivo, acho fundamental retratar estes animais, não apenas pelo simples registo, mas tentar mostrar outras visões que realcem a beleza dos répteis e anfíbios.
Sem dúvida que a herpetofauna ibérica é uma mais valia pois, existem em Portugal espécies endémicas e isso mostra a todo o valor que representam não apenas no nosso país, mas também internacionalmente e nós temos o dever e a obrigação, de fazer os possíveis para a sua divulgação e conservação.

Sem comentários: