domingo, 1 de fevereiro de 2009

Glossário

Aglifa - Serpente que não possui dentes inoculadores de veneno.
Amplexo - Abraço entre o macho e a fêmea, característico da reprodução dos anfíbios.
Anuros - Ordem dos anfíbios que inclui sapos, rãs e relas. Anuro quer dizer sem cauda. São animais com as patas posteriores maiores que as anteriores e que por isso se deslocam aos saltos.
Brânquias - Estruturas do tegumento extremamente irrigadas utilizadas pelas larvas de anfíbios para realizar a respiração debaixo de água.
Calosidades nupciais - Protuberâncias aderentes existentes em certas zonas dos troncos e patas anteriores dos machos dos anfíbios que facilitam o amplexo.
Cloaca - Orifício terminal do intestino dos anfíbios e répteis, onde se ligam os canais intestinais, urinários e genitais.
Detritívoro - Animal que se alimenta de detritos.
Espermatóforo - Estrutura capsular libertada pelos machos de anfíbios urodelos, onde os espermatozóides se acumulam e são transportados para os órgãos femininos.
Espiráculo - Estrutura que permite a comunicação com o exterior da cavidade branquial das larvas de anfíbios anuros.
Glândulas parótidas - Zonas mais espessas da pele devido à acumulação de células secretoras de substancias tóxicas. Estão presentes nas regiões laterais da cabeça de numerosas espécies de anfíbios.
Herpetofauna - Grupo faunístico que engloba os anfíbios e répteis, embora não corresponda a uma unidade taxonómica.
Herpetologia - Ciência que estuda os anfíbios e répteis.
Inguinal - Designação dada á região que se situa entre os membros posteriores e o tronco na zona ventral.
Membranas interdigitais - extensões de pele que ligam os dedos entre si.
Metamorfose - Reorganização anatómica e fisiológica que ocorre nos anfíbios na passagem da fase larvar aquática para a fase adulta terrestre.
Neotenia - Retenção de características larvares ou juvenis no estado adulto.
Ocelo - Mancha arredondada, por vezes de cores chamativas, presente no tegumento de alguns lagartos.
Opistoglifa - Serpente que possui dentes inoculadores de veneno na parte posterior da mandíbula superior.
Ovovivíparismo - Forma de reprodução segundo a qual os ovos se desenvolvem e eclodem no interior dos oviductos das fêmeas, a custa das reservas energéticas do ovo.
Saco vocal - Nos anfíbios, expansão par ou ímpar da pele da garganta dos machos que funciona como caixa de ressonância ou como meio de amplificação do canto.
Tegumento - Tecidos externos dos animais ex. pele, escamas, pelos, etc.
Urodelos - Ordem dos anfíbios que inclui as salamandras e os tritões. São animais que possuem cauda no estado adulto e que os membros anteriores e posteriores são curtos e de igual tamanho o que lhes confere uma locomoção lenta.

Sem comentários: