quinta-feira, 12 de maio de 2011

Anguis fragilis



Fotografia de uma fêmea de Licranço tirada na Trofa (Alvarelhos).
Estes simpáticos animais são vitimas de um sem número de mitos e superstições que levam a que muitas pessoas os temam e pior do que isso os matem. Uma das superstições mais ouvidas é a de que os Licranços possuem um espigão venenoso na cauda, e cuja ferroada é mortal. Não se poderia dizer maior disparate! Estes lagartos na presença de um predador têm como mecanismo de defesa libertar a cauda. Esta estratégia distrai o predador com uma pequena refeição grátis enquanto que o Licranço escapa vivo da situação. A cauda volta a crescer, mas nos primeiros meses após o incidente fica com um aspecto escuro e pontiagudo como podemos ver nas fotografias. Os Licranços são animais inofensivos muito importantes para o equilíbrio ecológico das nossas hortas e quintais, por favor respeitem-os!

8 comentários:

Anónimo disse...

Qué rara que es nunca había visto una serpiente tan robusta y corta. muy buena!

Marco Caetano disse...

No es una serpiente! Es una especie de lagarto que no tiene miembros. Por lo general son mas largos pero este animal perdió su cola.

Marco Caetano disse...

É curioso que um dos últimos licranços que capturei tocou-me na mão com a ponta da cauda e forçou, como se estivesse a tentar dar uma ferroada, mas claro que não consegue fazer nada e eles não têm qualquer veneno. Deve ser daí que vem esse mito. O animal deve fazer isso para que os predadores pensem que ele é perigoso e que pode mesmo dar uma ferroada venenosa com a cauda. As cobras-cegas fazem o mesmo. Tanto uma espécie como a outra tem uma certa força na cauda, mas mesmo assim nem chega a magoar. Como as pessoas não gostavam destes animais, ao deparar-se com este comportamento criaram estes mitos.

Um Abraço,

Marco Caetano

Raquel disse...

A questão da "simpatia" é perfeitamente discutível... :x Porém, as superstições são um facto. Dizem que os de Santo Tirso são "benenosos pa carago"!Ainda bem que não fui na conversa...
Estes últimos dias teriam dado boas fotos e boas histórias, embora acabem todas em tragédia ("reptilicídio" por negligência ou qualificado).
Já agora, aproveito para preguntar se existe, nas espécies endémicas de Portugal, alguma cobra parecida à coral (nas cores, claro), visto que, no ano passado, encontrei uma. Tks*

predatorpets disse...

O animal deve fazer isso para que os predadores pensem que ele é perigoso e que pode mesmo dar uma ferroada venenosa com a cauda. As cobras-cegas fazem o mesmo.
Reptile live food

Anónimo disse...

!

Eugénio disse...

Encontrei dois na quarta-feira. Debaixo de um plástico preto junto a uma raiz de castanheiro...
são curiosamente delicados!
as histórias que ouvi aguçaram a minha curiosidade... Ainda bem que aquela boquinha me pareceu inofensiva!

Anónimo disse...

Ainda bem que vim aqui tirar as teimas. Francamente tenho pavor a cobras e a tudo o que se lhes assemelhe, mas sendo estes lagartos inofencivos fico a saber que não lhes devo fazer mal. Desde que, quando encontrar um, fujamos cada um para seu lado não há problema. :)