quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Vipera seoanei

Fotografia de uma Víbora-de-Seoane tirada em Melgaço (Lamas de Mouro).
Popularmente diz-se que as víboras são tão más que até matam a própria mãe! Estes dizeres têm muitas vezes um fundo de verdade. Acontece que as víboras são ovo-vivíparas ou seja transportam os ovos no ventre até que estejam prontos a eclodir. Durante os últimos meses da gestação as fêmeas estão demasiado cheias e pesadas e não se conseguem alimentar. A eclosão das crias representa assim um grande esforço para as progenitoras e algumas chegam mesmo a morrer durante parto. Não se trata afinal de maldade mas sim de um esforço final para criar a sua prol!

5 comentários:

Inés G. de Castro disse...

y te dejó que te acercaras tanto sin amenzarte? Porque yo la última que se me cruzó en el camino, casi se me lanza...

Muy bonita foto, por cierto ^_^

Lemuel Silva disse...

Curioso, não sabia que as viboras por serem ovoviviparas corriam tantos riscos durante o parto. Mas há que ver o outro lado da moeda, se adoptaram este tipo de estratégia é porque existe algum tipo de vantagem também! Neste caso penso que é óbvio. O facto do ovo permanecer dentro da progenitora aumenta as probabilidades das crias sobreviverem, pois o risco dos ovos serem encontrados e predados (por a progenitora não estar presente) não existe. Para alêm disso os ovos também estarão mais protegidos das agressões naturais do meio ambiente no interior da progenitora. Para concluir, o ovoviparismo é simplesmente aquilo a que os biólogos chamam de cuidado parental. E sem dúvida esta situação das víboras é um bom exemplo disso :)

Fernando Diz-Lois Palomares disse...

Eu ando muito polo Xurés (Entrimo), e ando á procura dunha víbora fociñuda. Non sabía que tamén hai víboras de seoanei, e menos melánicas. Xa teño máis bichos que buscar!!!. Moi bonita a foto, e grazas pola informaçao.

Jma disse...

I don't understand your post because i don't speak your language but your picture is so beautiful and impressive that i enjoy it ! Thanks for sharing ...

Jean-Michel from France

FG disse...

Bela foto.