terça-feira, 11 de agosto de 2009

Anfíbios, Répteis e a Toponímia


Fotografias de Chão do Sapo, concelho do Cadaval; e de Campo de Víboras, concelho de Vimioso.
A Toponímia estuda a origem dos nomes das povoações, lugares, ruas, montanhas ou rios. Geralmente estes nomes derivam da história e utilização do sítio, ou das suas "qualidades" como a geografia, a geologia, a flora ou a fauna. Quando a origem do nome é uma característica biológica, esta está frequentemente associada à flora do local, pois as plantas têm o estranho habito de estar paradas, tornando fácil associar determinado local à flora que nele se encontra! Mais raras vezes um topónimo está relacionado com a fauna, e mais raras vezes ainda está relacionado com anfíbios e répteis. De entre os milhares de topónimos existentes em Portugal encontrei alguns que penso estarem relacionados com este tema: Campo de Víboras (Vimioso), Chão do Sapo (Cadaval), Ilhote da Cobra (Faro), Lagarteira (Ansião), Rãs (Penafiel e Satão), Sapos (Mértola) e Sardoal (Sardoal). Se puderem ajudem-me a conhecer a história destes nomes e de outros que me possam apresentar através de comentários a esta mensagem!

2 comentários:

trepadeira disse...

Infelizmente alguns desses nomes tendem a desaparecer.A ignorância associada à arrogância imbecil de alguns caciques levou a alterar o nome de algumas localidades.Tinham vergonha do nome da localidade onde estavam.Como se não fossem sempre os humanos a envergonhar as localidades e nunca o nome das localidades a envergonhar os humanos.
Alguns desses nomes sobrevivem a designar sítios e lugares outrora habitados.
Vamos estar atentos.
Residimos numa àrea integrada no PNSE e Rede Natura 2000.
Chamava-se,e para nós continua a chamar-se,Porco a que a igraja acrescentou Stª. Maria.Mudaram-lhe o nome para Aldeia Viçosa,deitaram fora toda a história.
Temos esperança que a cultura vença,algum dia, e o nome possa voltar.
mário

Jael Palhas disse...

Aqui acrescento mais umas toponímias curiosas:

Cova da serpe, Figueira da Foz,

Serpa

Soure - o nome do concelho deriva de Sauro

abraço

Jael