segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Malpolon monspessulanus (juvenil)

Juvenil de cobra rateira fotografada na Trofa (S. Martinho).
A cobra rateira é a maior cobra que podemos encontrar em Portugal, podendo ultrapassar os dois metros de comprimento total.
Este juvenil alimenta-se de insectos, mas quando crescer a sua principal fonte de alimentação serão roedores, tornando-se assim num réptil que nos é útil, ou seja, mais uma boa razão para as protegermos.


1 comentário:

Lemuel Silva disse...

Todos os predadores desempenham um papel fundamental na natureza, contribuindo para a manutenção, estabilidade e continuidade dos ecossistemas. Mas as cobras são realmente predadores preciosos para nós, uma vez que controlam as populações de roedores de uma forma altamente eficaz, sendo predadores com muito mais sucesso do que tigres ou leões. Só para terem uma noção, 1/5 de toda a produção cereal humana é perdida para os roedores. 1/5 são toneladas e toneladas de grão, grão esse tão essencial em tantos sítios do mundo. Bastando esta razão mas também por muitas outras, por favor, começemos todos a lutar para conservar os nossos ofídios, não só pela beleza dos mesmos, mas porque são realmente úteis à nossa espécie :)